No Dia Internacional da Mulher, rostos tímidos e repletos de esperança recebiam-nos de braços abertos, são mulheres, e carregam histórias incontestáveis, fazem parte do Estabelecimento Especial de Mulheres de Ndlavela.
A Fundação Judite Justino não deixou passar a data em branco e proporcionou uma experiência interativa memorável, destacando-se com uma feira de saúde, actividades religiosas, físicas e culturais.
A iniciativa, com foco especial na prevenção do cancro de mama e outras enfermidades, foi amplamente acolhida e elogiada pela direção do estabelecimento, profissionais envolvidos e pelas próprias reclusas.
Actualmente, o estabelecimento abriga mais de 140 mulheres, cujas penas variam entre 2 e 28 anos. Entre elas, há mães com filhos pequenos, gestantes e mulheres doentes, muitas das quais nunca receberam visitas de familiares, vivendo uma situação de abandono.
Durante o evento, um ambiente de comoção e esperança pairava no ar, com as detentas expressando um desejo profundo de receber palavras de amizade e conforto.
Um dia especial para quem é especial, foi deste modo que em colaboração com o Serviço Provincial de Saúde, o Grupo Lin, a AMODEFA e uma clínica dentária, a Feira da Saúde ofereceu uma série de serviços importantes. A atividade incluiu rastreamento do cancro da mama, verificação de pressão arterial, exames de glicemia, consultas de saúde oral e testes de acuidade visual.
Os resultados foram significativos: foram detectados 3 casos potenciais de cancro da mama, fornecidos 25 pares de óculos, identificados 17 casos de hipertensão e 46 dentes foram considerados para extração.
Porque o foco é também apoiar, a nossa fundação alocou kits de higiene contendo sabão, sabonete, pasta dentífrica, pensos higiénicos e papel higiênico, além de capulanas. Para os recém-nascidos, foram oferecidos enxovais completos, incluindo banheiras, fraldas, cremes, lençois, mantinhas, lenços umedecidos e kits de vestuário.
Um momento único, com direito a demonstração de fé, proporcionado por um breve, mas significativo culto religioso, oferecendo às detentas um alento baseado na palavra de Deus.
Para fechar o dia, tivemos atuação cultural, com a apresentação musical de Dudas Aled Txaio, que encantou as nossas, com sua guitarra e participou de um dueto com uma detenta de voz impressionante, animando o ambiente com música e dança.
Ao final do dia, ao deixar o estabelecimento, o portão pesado se fechou atrás de nós, enquanto lágrimas de esperança e um sorriso esperançoso permaneciam no rosto das detentas simbolizando a expectativa de um amanhã melhor.








